Valorizando toda forma de ser: práticas da educação em direitos humanos
Em um cenário escolar marcado por violências explícitas e silenciosas, Valorizando toda forma de ser: práticas da educação em direitos humanos surge como um guia essencial para compreender, enfrentar e transformar a realidade das nossas escolas. A obra aborda temas urgentes como aporofobia, homofobia, misoginia, racismo e outras formas de preconceito que atravessam a vida de estudantes e educadores no Brasil contemporâneo.
A partir de dados atuais e reflexões consistentes, o livro apresenta práticas educativas inovadoras e preventivas, destacando iniciativas como as Comunidades de Cuidado e Apoio, que ressignificam o papel da juventude na construção de ambientes escolares mais seguros, inclusivos e afetivos.
Mais do que um diagnóstico, esta leitura é um convite à ação coletiva: um mapa de possibilidades para educadores, famílias, gestores e jovens que desejam cultivar a empatia, a solidariedade e a cultura de paz.
Coordenadoras: Luciene Tognetta e Telma Vinha
Organizadoras: Danila Di Pietro Zambianco, Darlene Ferraz Knoener e Talita Bueno Salati Lahr.
- ISBN 978-65-81265-81-6 (recurso eletrônico)
- 248 páginas