Fale conosco: (19) 3471-5608 | contato@editoraadonis.com.br Visite nossas redes sociais:

Notícias

<< Voltar
24 JUL 2017
Educadores da rede municipal de Bragança Paulista participam de palestra sobre convivência ética na escola com especialista no assunto Luciene Tognetta é considerada referência brasileira no tema e abordará formas de enfrentamento do bullying.

Casos de violência na escola não faltam. Crianças que resolvem seus conflitos com agressões físicas e verbais encontramos aos montes. Alunos cada vez mais agressivos e desobedientes indicam um cotidiano de problemas. Como promover uma mudança que propicie uma melhor convivência na escola? Especialista no assunto, a professora doutora Luciene Tognetta fala aos educadores de Bragança Paulista no próximo dia 01 de agosto, às 18h30, no Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno (Napa), sobre convivência ética na escola.

Uma das formas de violência presentes na escola e de intervenção ainda mais difícil é o bullying, que também terá destaque na abordagem de Luciene com os educadores. “O espaço da escola é primordial tanto para que esse problema aconteça quanto para que possa ser solucionado. É necessário, portanto, que se pense a convivência ética como um valor e que o educador entenda que a formação moral de seus alunos é também conteúdo da escola, que quer a autonomia dos alunos como a superação de formas mais evoluídas de resolução de conflitos”, explica Luciene.

Luciene, que é pesquisadora e escritora, tem seu trabalho apoiado na literatura infantil, uma excelente aliada na superação do bullying. “A literatura infantil permite um processo simbólico de ressignificação dos próprios medos, tristezas, preocupações e alegrias por meio dos personagens das histórias. Lendo-as, as crianças, que são especialmente ‘encantadas’ pelo simbolismo dos contos, podem confrontar seus problemas. Podem ‘brincar’ com os medos, podem guardá-los em caixinhas... Tudo isso permitirá que na vida real elas possam estar melhor consigo mesmas e com os outros”, explica.

Luciene também trará para a explanação resultados de pesquisas e intervenções coordenadas por ela e por outros pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem – Unesp/Unicamp), do qual faz parte. Participarão da palestra professores, coordenadores e diretores de 39 unidades de ensino de Educação Fundamental I da rede de Bragança Paulista.

“A superação da violência na escola e de outras formas de convivência não se dá de um dia para outro. É preciso pensar sobre essas questões. É preciso organizar na escola um programa de prevenção e de intervenção a esses problemas do cotidiano. Assim como planejamos Matemática, Geografia ou História, a convivência também precisa de um planejamento. É preciso ações sistemáticas para preparar a convivência como um valor na escola”, enfatiza a pesquisadora.

O Gepem tem pensado nessas questões e ajudado alguns municípios a construir um projeto coletivo antibullying com aqueles que são atores dentro das escolas, ou seja, os alunos, os professores, os gestores e os pais.

Sobre Luciene Tognetta
Doutora pelo Instituto de Psicologia da USP e pela Universidade de Genebra, Suíça, Luciene tem pós-doutorado pela Universidade do Minho, Portugal, é membro do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da Unicamp e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem – Unesp/Unicamp). É professora do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara e do Programa de Pós-Graduação em Educação pela mesma universidade. É escritora de diversos livros que abordam a temática do bullying e da convivência ética.

Palestra de sensibilização com Luciene Tognetta
Dia 01 de agosto, às 18h30, no Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno (Napa)
Rua São Bento, s/n – Vila Aparecida – Bragança Paulista/SP

Postado por: Maine Bochicchio

Rua do Acetato, 189 • Distr. Ind.
Abdo Najar • CEP: 13474-763
Americana/SP

Telefone: (19) 3471-5608

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique
por dentro de nossas novidades.

Todos os direitos reservados © Editora Adonis 2017
Desenvolvido por Tactos®
Editora Adonis